Quem somos

A ACÁCIA - Associação para a Cooperação Internacional com África (ONGD) e é o resultado de um sonho muito antigo, bem como de uma paixão comum por África. Constituída juridicamente em 2008, foi reconhecida como ONGD (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento) pelo IPAD (Instituto Portugês de Apoio ao Desenvolvimento), em Março de 2009.



Objecto Social

"A Associação tem por objecto promover a valorização do indivíduo, de acordo com as normas e os princípios que respeitam os direitos humanos, contribuindo assim para uma sociedade mais justa, mais desenvolvida e mais sustentável.

Na prossecução deste objecto, a Associação promove a concepção, execução e apoio a projectos e acções de cariz social, cultural, cívico, educacional e económico, em Portugal e nos países em vias de desenvolvimento, nomeadamente através de:

a) actividades, projectos e programas de cooperação para o desenvolvimento;
b) actividades, projectos e programas de educação para o desenvolvimento;
c) organização, execução ou avaliação de cursos e/ou acções de formação profissional;
d) promoção de actividades em prol do desenvolvimento local (rural e/ou urbano);
e) promoção de actividades para jovens;
f) promoção da igualdade de direitos e oportunidades entre mulheres e homens;
g) promoção de iniciativas/acções de carácter cultural e de solidariedade social;
h) protocolos de cooperação, com entidades nacionais ou estrangeiras;
i) prestação de serviços para a promoção e divulgação de práticas positivas;
j) elaboração de estudos que contribuam para a prossecução do seu objecto."



Missão

Promover a valorização do indivíduo, de acordo com as normas e os princípios que respeitam os direitos humanos, contribuindo assim para uma sociedade mais justa, mais desenvolvida e mais sustentável.

O que nos motiva

Em Setembro de 2000, os 189 dirigentes mundiais reunidos na Cimeira do Milénio comprometeram-se atingir, até 2015, os 8 Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, que pretendem servir de guia aos esforços conjuntos no combate à pobreza e na implementação de um desenvolvimento sustentável:

1. Erradicar a pobreza extrema e a fome.
2. Alcançar o ensino primário universal.
3. Promover a igualdade de género e a autonomização da mulher.
4. Reduzir a mortalidade infantil.
5. Melhorar a saúde materna.
6. Combater o VIH/SIDA, a malária e outras doenças.
7. Garantir a sustentabilidade ambiental.
8. Criar uma parceria global para o desenvolvimento.

Estes Objetivos ajudaram a alcançar avanços notáveis que se traduziram na melhoria das condições de vida de milhões de pessoas. Porém, esses progressos não foram iguais para todos, deixando um número imenso de cidadãos, incluindo milhões de crianças, à margem dos benefícios alcançados.

Os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados pelos líderes mundiais reunidos na Assembleia-Geral da ONU a 25 de setembro de 2015, são fruto do trabalho conjunto de Governos e Cidadãos de todo o mundo para criar um modelo global de governança com a finalidade de acabar com a pobreza, proteger o ambiente e promover a prosperidade e o bem-estar de todos até 2030.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 2016-2030 (ODS)



Na Cimeira Mundial de 2005, os Governos de todos os países reconheceram que o “Progresso das Mulheres é o progresso de todos” - "(...) Há uma longa experiência que demonstra que investir nas mulheres e nas raparigas tem um efeito multiplicador na produtividade e no crescimento económico sustentado"(in discurso do Secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon).

AJUDE-NOS A CONTRIBUIR PARA ESSES OBJECTIVOS!