O que fazemos

Este sonho passa pelo desenvolvimento dos seguintes projectos

CONCLUÍDOS

· Em Portugal

2008 a 2013 - Intervenção num bairro carenciado em S. João do Estoril – “Bairro do Fim do Mundo”, em parceria com o Centro Paroquial Nossa Senhora de Fátima, no projecto “ Fala-me de ti!”, cujo objectivo é apoiar as mulheres da comunidade, através da realização de um conjunto de sessões de sensibilização. Este projecto estava integrado no âmbito do Ano Europeu do Diálogo Intercultural, decretado pela União Europeia.

· Em Moçambique

Maputo:

Desenvolvemos em parceria com a PROMUGE - Associação Moçambicana para a Promoção da Mulher e Género, um Curso de Alfabetização para Mulheres, Jovens Adolescentes e Mães Solteiras no Bairro Polana Caniço B. Estamos igualmente a apoiar a recuperação das precárias infra-estruturas da escola comunitária do bairro.

Nampula:

Projecto Nutrição Infantil, através da aquisição de “Kits Papinha”. Esta acção visa ajudar bebés até aos 2 anos, filhos ou órfãos de mães com HIV/SIDA, e centra-se em duas áreas: Combate à Desnutrição e Prevenção da Transmissão Vertical do HIV através do Aleitamento materno.

Projecto Vovós de Nampula, através da aquisição de “Kits Avós”, constituído por 2 biberons, 2 tetinas, uma rede mosquiteira e um termo para água fervida. Estes kits são distribuídos pelas avós que ficaram a tomar conta dos netos órfãos. Estes projectos apoiam os utentes da Consulta da Criança de Risco - Hospital de Marrere.

Inharrime:

Apoiámos as Irmãs Salesianas da Missão Laura Vicuña, que desenvolvem projectos de apoio humanitário, sobretudo com crianças/jovens/adolescentes, grande parte delas órfãs de Pais com SIDA.

Gurué:

Em parceria com a Associação Esteves & Mãos Solidárias, apoiámos cursos de alfabetização para adultos, em 5 escolas do distrito do Gurué, província da Zambézia.
As aulas contaram com cerca de 200 participantes, na sua maioria mulheres.


A DECORRER

Em Portugal

Em Cascais desenvolvemos iniciativas que visam contribuir para a capacitação sociocultural da população, permitindo uma melhor participação na sociedade. Damos relevância às necessidades da comunidade local (Bairro da Torre), combate ao isolamento sénior e acolhimento de migrantes e estrangeiros residentes no concelho. Atividades: fóruns de cidadania, inglês básico, apoio ao estudo, atelier de costura e artes decorativas.

O Projeto Educação para Adultos inclui duas vertentes: Alfabetização para Adultos e Português para Estrangeiros, de forma a combater a exclusão social e a iliteracia na vida adulta.


Em Moçambique


Catandica:

Apoiamos o Centro de Acolhimento de Crianças Órfãs e Doentes com Sida, em  que estão à guarda das Irmãs Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus. Este centro apoia diariamente 123 crianças órfãs, de idades compreendidas entre os 3 e os 18 anos, bem como a demais população circundante.

Com o Projeto Campo de Cultivo, temos apoiado anualmente o cultivo dos campos das Irmãs Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus, que fornecem alimento para os utentes do centro e demais população. Este apoio contempla também a criação de aves de capoeira.

Sem comentários: