O que fazemos

De momento, este sonho passa pelo desenvolvimento dos seguintes projectos:

· Em Portugal:

A ACÁCIA está a intervir num bairro carenciado em S. João do Estoril – “Bairro do Fim do Mundo”, em parceria com o Centro Paroquial Nossa Senhora de Fátima, no projecto “ Fala-me de ti!”, cujo objectivo é apoiar as mulheres da comunidade, através da realização de um conjunto de sessões de sensibilização. Este projecto está integrado no âmbito do Ano Europeu do Diálogo Intercultural, decretado pela União Europeia.

· Em Moçambique:

Maputo:

Desde 2008, desenvolvemos em parceria com a PROMUGE - Associação Moçambicana para a Promoção da Mulher e Género, um Curso de Alfabetização para Mulheres, Jovens Adolescentes e Mães Solteiras no Bairro Polana Caniço B. Estamos igualmente a apoiar a recuperação das precárias infra-estruturas da escola comunitária do bairro.

Nampula:

Projecto Nutrição Infantil, através da aquisição de “Kits Papinha”. Esta acção visa ajudar bebés até aos 2 anos, filhos ou órfãos de mães com HIV/SIDA, e centra-se em duas áreas: Combate à Desnutrição e Prevenção da Transmissão Vertical do HIV através do Aleitamento materno.

Projecto Vovós de Nampula, através da aquisição de “Kits Avós”, constituído por 2 biberons, 2 tetinas, uma rede mosquiteira e um termo para água fervida. Estes kits são distribuídos pelas avós que ficaram a tomar conta dos netos órfãos. Estes projectos apoiam os utentes da Consulta da Criança de Risco - Hospital de Marrere.

Pontualmente...

Temos apoiado as Irmãs Salesianas da Missão Laura Vicuña, em Inharrime, que desenvolvem projectos de apoio humanitário, sobretudo com crianças/jovens/adolescentes, grande parte delas órfãs de Pais com SIDA.

Começamos este ano a apoiar o Centro de Acolhimento de Crianças Órfãs e Doentes com Sida, em Catandica, que estão à guarda das Irmãs Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus. Este centro apoia diariamente 123 crianças órfãs, de idades compreendidas entre os 3 e os 18 anos, bem como a demais população circundante.

Sem comentários: