As notícias provenientes de Moçambique são devastadoras e enchem-nos de tristeza.
O rasto de destruição deixado pela passagem do ciclone IDAI e pelas cheias deixou sem nada os que já pouco tinham. A população está sem água, luz, telecomunicações, estradas intransitáveis, populações completamente isoladas... Só ontem conseguimos ter notícias das Irmãs que estão na Beira e, em Catandica - ORFANATO - que a Acácia apoia. A Ir. Marta que esteve connosco, no ano passada, nas nossa Instalações, em Cascais, e com quem a Alexandra esteve ao telefone uma grande parte da manhã, disse que a situação é o mais terrível que se possa imaginar. Ela própria, para saber noticias de familiares e das crianças teve que fazer uma parte do caminho numa canoa. Correndo perigo de ser arrastada pelas águas.
O Campo de cultivo, que temos apoiado, está totalmente alagado e as culturas destruídas. Ficaram sem nada para colher e para já não têm qualquer tipo de alternativa. Neste momento é muito difícil enviarmos, nesta fase inicial, qualquer tipo de mantimentos, pois o caos é de tal ordem que corremos o risco das Irmãs não receberem.
O cenário é catastrófico! Os números são desoladores: 90% da Beira (a cidade da minha Mãe e de metade da minha família) ficou destruída, há várias províncias atingidas, mais de 200 mortos e 1,7 milhões de pessoas afectadas.
É urgente ajudar! Por isso deixamos aqui um apelo para fazerem um donativo, que reverterá na totalidade para Moçambique: conta Acácia - CGD/ IBAN PT50 003503970002490363053.
Agradecemos o envio do comprovativo da transferência e os vossos dados para efeitos de recibo para dedução no IRS - acacia.associacao@gmail.com.
Um bem-haja a todos que puderem ajudar.
Kanimambo!
Cláudia Vaz de Sousa
Presidente da Direção
Um bem-haja a todos que puderem ajudar.
Kanimambo!
Cláudia Vaz de Sousa
Presidente da Direção