Vladimira + Avó |
Uma história verdadeira - Avó Marieta
"No seu corpo mirrado, no rosto onde são bem visíveis as dificuldades e agruras de toda uma vida, a avó Marieta vem carregando as dores da perda da filha. O seu corpo alquebrado carrega ainda uma neta de cinco meses de idade. Já fez uma longa caminhada, já venceu uns bons quilómetros após ter terminado a viagem de “chapa". Tinha de poupar o dinheiro para o regresso a Rapale e por isso calcorreou os oito quilómetros desde o terminal de camionagem até ao hospital.
Não foi difícil compreender ao que vinha pois ao desfazer a capulana vi uma bebe desnutridíssima (com 5 meses pesava 3,500 kg) procurando esfaimada o seio materno que tinha perdido. Depois que a neta saciou a fome o alívio tomou conta da sua face. Contou então que tinha ficado com 5 crianças a seu cargo por morte da mãe da criança na sala de operações por ruptura uterina.
Falou ainda das suas dificuldades que são enormes, agora agravadas com o cuidado e responsabilidade de 5 netos, confirmadas pela ausência de qualquer peça de roupa da bébé, que apenas estava envolvida numa gasta capulana.
Refeitório |
A avó Marieta nunca na sua vida tinha preparado um biberão, nunca tinha feito contas ao número de colheres de leite, nem tão pouco ao número de refeições necessárias ao bom desenvolvimento da neta. A perda dos pais biológicos motivada por situações ligadas ao parto, ou por outras doenças particularmente a SIDA (situação muito frequente) acarreta problemas acrescidos para os membros da família. Prevalece sempre o lado materno, e em regra ficam ao cuidado do tio materno, em detrimento do progenitor, pois a organização desta cultura tem uma matriz matrilinear. Esta AVÓ que agora mostra orgulhosamente a neta, nutrida e desenvolvida (já aumentou 2,500 de peso e cresceu 10 cm) e ainda as” TITIAS ” que assumem de uma forma extremosa o cuidado das crianças órfãs, merecem todo o respeito e inteiro apoio"
Neste contexto e porque estamos no ano Europeu do Envelhecimento activo e da Solidariedade entre gerações, a Acácia contribuiu com 500€ para dar início ao projecto "Vóvós de Nampula". Com este montante, estamos a apoiar a aquisição do "Kit Avós" que são compostos por: 2 biberons, 2 tetinas, uma rede mosquiteira e um termo para água fervida". O "Kit Avós" têm o valor de 15€ e destinam-se a ser distribuídos pelas avós e tias que têm a seu cargo os bebés seguidos na Consulta de Risco.
Se quiser apoiar este projecto, contribua com o seu donativo e ajude-nos a divulgar esta campanha!